Temporada de 1988 – Primeira Parte

Começa o campeonato de 1988 e, como sempre acontecia nos anos 80, iniciava-se a temporada com o GP do Brasil, no circuito de Jacarepaguá, que a partir deste ano, foi rebatizado de Autódromo Nélson Piquet, em homenagem ao tricampeonato do brasileiro.

Este ano marcaria o fim de uma era na f-1 dita moderna: o fim dos motores turbo. Aliás, todos os motores turbo (que tinham 1,5L), deveriam obedecer novas regras estabelecidas para o ano de 1988: redução na pressão do turbo para 2,5atm (atmosferas), o que limitava a potencia dos motores; diminuição nos tanques de combustível para um máximo de 150L. Essa foi a solução encontrada pela FIA para tentar equilibrar os carros com motores turbo, com os carros de motores aspirados com 3,5L e sem limite no tanque de combustível.

Com a diminuição dos tanques de combustíveis dos motores turbo, os organizadores esperavam que os carros equipados com esse tipo de motor, tivessem problemas de consumo, lembrando que na época não era permitido o reabastecimento tão comum nos dias atuais. Mas, como veremos, as regras impostas pela FIA não surtiram efeito algum.

As equipes/pilotos do ano de 1988 foram as seguintes: (por ordem alfabética)

EQUIPE

MODELO

PILOTOS

MOTOR

AGS

JH23

Philippe Streiff (FRA)

Ford Cosworth DFZ V8

ARROWS

A10-B

Dereck Warwick (ING)/ Eddie Cheever (EUA)

Megatron Turbo V4

BENETTON

B188

Alessandro Nannini (ITA)/ Thierry Boutssen (FRA)

Ford Cosworth DFR V8

COLONI

FC 188

Gabriele Tarquini (ITA)

Ford Cosworth DFZ V8

DALLARA

188

Alex Caffi (ITA)

Ford Cosworth DFZ V8

EUROBRUN

188

Stefani Modena (ITA)/ Oscar Larrauri (ARG)

Ford Cosworth DFZ V8

FERRARI

F1 87-88

Michele Alboreto (ITA)/ Gerhard Beger (AUT)

Ferrari V6 Turbo

LOTUS

100 T

Nélson Piquet (BRA)/ Satoru Nakajima (JAP)

Honda V6 Turbo

LIGIER

JS 31

René Arnoux (FRA)/ Stefan Johansson (SUE)

Judd V8

LOLA

LC 88

Philippe. Alliot (FRA)/ Yanick Dalmas (FRA)

Aguri Suzuki (JAP)/ P. Raphanel (FRA)

Ford Cosworth DFZ V8

MARCH

881

Ivan Capeli (ITA)/ Maurício Gugelmim (BRA)

Judd V8

McLAREN

MP4/4

Ayrton Senna (BRA)/ Alan Prost (FRA)

Honda V6 Turbo

MINARDI

M188

Luiz Perez Sala (ESP)/ Adrian Campos (ESP)

Píer Luigi Martini (ITA)

Ford Cosworth DFZ V8

OSELLA

FA-1L

Nicola Larini (ITA)

Alfa Romeo V8 Turbo

RIAL

ARC 01

Andrea De Cesaris (ITA)

Ford Cosworth DFZ V8

TYRREL

017

Jonathan Palmer (ING)

Ford Cosworth DFZ V8

WILLIAMS

FW12

Nigel Mansel (ING)/ Ricardo Patrese (ITA)

Judd V8

ZACKSPEED

881

Piercarlo Ginzani (ITA)/ Bern Schneider (ALE)

Ford Cosworth DFZ V8

Assim, com essas quantidade toda de equipes, as 04 novas teriam que participar de uma pré-qualificação para só então tentar a qualificação para a corrida: Eurobrun, Dallara, Rial e Coloni. Vale dizer que esse seria um ano sem a equipe Brabham, que deu dois dos três títulos de Nélson Piquet.

O ano de 1988, foi composto de 16 etapas:

Circuito

Data da prova

GP do Brasil – Jacarepaguá

03/04/1988

GP de San Marino – Ímola

1º/05/1988

GP de Mônaco – Monte Carlo

15/05/1988

GP do México – Hermanos Rodrigues

28/05/1988

GP do Canadá – Montreal

12/06/1988

GP dos EUA – Detroit

19/06/1988

GP da França – Paul Ricard

03/07/1988

GP da Inglaterra – Silverstone

10/07/1988

GP da Alemanha – Hockenheim

24/07/1988

GP da Hungria – Hungaroring

07/08/1988

GP da Bélgica – Spa-Francorchamps

28/08/1988

GP da Itália – Monza

11/09/1988

GP de Portugal – Estoril

25/09/1988

GP da Espanha – Jerez

02/10/1988

GP da Austrália – Adelaide

13/11/1988

O campeonato de 1988 começaria com toda a torcida brasileira esperando mais um título para o país e ele veio com um dos mais impressionantes domínios de uma equipe na história da formula 1. A McLaren parecia imbatível desde a primeira prova do ano, como irei mostrar a partir do próximo post. (fim da primeira parte)

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